Comunicação Social e Educação Ambiental

A Paranaíba Transmissora de Energia (PTE) é responsável pela implantação da Linha de Transmissão (LT) 500kV Barreiras II – Rio das Éguas – Luziânia – Pirapora 2 e ampliação das Subestações associadas. A LT atravessará 19 municípios, sendo 4 na Bahia (Barreiras, São Desidério, Correntina e Jaborandi), 9 em Goiás (Posse, Simolândia, Alvorada do Norte, Flores de Goiás, Vila Boa, Formosa, Cabeceiras, Cristalina e Luziânia) e 6 em Minas Gerais (Cabeceira Grande, Unaí, Dom Bosco, Brasilândia de Minas, Buritizeiro e Pirapora).

Em cumprimento ao licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, a Paranaíba por meio da empresa de consultoria ambiental contratada – Biodinâmica Engenharia e Meio Ambiente –  iniciou a execução do Programa de Comunicação Social, como medida de mitigação aos impactos dessa obra, e, em breve, dará início às atividades do Programa de Educação Ambiental.

Em setembro de 2014, equipes de Comunicadores Sociais realizaram visitas aos proprietários com terras a serem interceptadas pela LT, as Prefeituras dos municípios atravessados e localidades próximas ao empreendimento, informando sobre o início das obras, esclarecendo as principais dúvidas sobre a implantação e divulgando o telefone da Ouvidoria gratuita da Paranaíba (0800 887 1547).

Até o término das obras de implantação da LT e ampliação das Subestações associadas, prevista para março de 2016, ainda irão ocorrer, pelo menos, duas ações informativas, no âmbito do Programa de Comunicação Social, e duas ações educativas, no contexto do Programa de Educação Ambiental.